sportingbet

Carregar o celular no carro pode estragar o aparelho? Foto: Arquivo/Revista CARRO

 

Carregar o celular no carro é uma prática comum, mas poucos sabem que há alguns perigos associados a essa prática que podem afetar a vida útil da bateria do aparelho. Segundo Monique de Ulhôa Canto, da empresa National Smart, utilizar o USB do carro como entrada de energia para recarregar a bateria do celular pode trazer sérios riscos ao aparelho. 

 

Principais riscos de se carregar o celular no carro: superaquecimento da bateria e instabilidade da fonte

 

Quando se carrega o celular no USB do painel, isso significa que a bateria do veículo é a fonte de energia para o smartphone. Especialistas em tecnologia alertam que essa prática pode danificar o aparelho ao longo do tempo. Por isso, é recomendável utilizar um carregador veicular de qualidade e homologado pela Anatel, como o filtro de energia, a fim de evitar riscos como um curto-circuito na placa. 

 

“Uma dica importante para melhorar a segurança é conectar o celular no cabo de carregamento somente após ligar o veículo. Isso ocorre porque é comum ocorrer oscilações na corrente elétrica ao dar partida no carro, o que pode danificar a bateria do celular e os componentes internos referente a ela na placa do seu aparelho”, comenta Monique, que é CEO e co-fundadora da Nacional Smart.

 

Outros riscos comum associados a essa prática são o superaquecimento do celular, que pode levar a danos permanentes à bateria e ao desempenho do aparelho; a voltagem instável, que pode reduzir a vida útil da bateria; e a corrente elétrica insuficiente ao utilizar USB, que pode prolongar o tempo de carregamento e ao longo prazo danificar o celular. 

 

No entendimento da especialista, é importante evitar o carregamento constante do celular no carro pela entrada USB e optar por fontes de energia mais seguras e estáveis para carregar a bateria do aparelho. Caso seja necessário carregar o celular no carro, não o utilize para evitar o superaquecimento da bateria. 

Share This
sportingbet Mapa do site