Mega roleta

ZF-Superbanner-01.08 a 02.11.23

Tudo que você precisa saber sobre os propulsores capazes
de rodar com etanol ou gasolina

 

Lançado em 2003, o VW Gol 1.6 Total Flex foi o primeiro carro brasileiro produzido em série capaz de rodar com gasolina e etanol em qualquer proporção. Mas mesmo não sendo uma tecnologia nova, muita gente ainda acredita em boatos sobre esse tipo de propulsor. Confira a seguir uma lista de mitos e verdades sobre os motores flex.

1 – Usar um só combustível pode viciar o motor – MITO

De acordo com Silvio França, supervisor de Pesquisa e Desenvolvimento da STP do Brasil, não existe a menor chance de isso acontecer. “O motor Flex possui um dispositivo chamado sensor lambda, que é responsável por informar ao módulo de injeção de combustível se há uma mistura e se ela está adequada ou não”, destaca.

2 – Posso misturar os combustíveis no tanque – VERDADE

Assim como o motor flex não se vicia, a sonda lambda permite que ele opere com qualquer proporção de gasolina ou etanol. “O módulo da injeção faz as contas e corrige a quantidade de combustível a ser injetada para que ocorra uma queima completa. Não é necessário esperar acabar um combustível para abastecer com o outro”, destacou França.

3 – Primeiro abastecimento deve sempre ser com gasolina – MITO

Muita gente já deve ter ouvido isso ao comprar um carro zero. Mas a informação não é verdadeira. E o motivo é o mesmo dos dois tópicos acima…

4 – Motor flex dura menos – MITO

Desde que a manutenção seja feita corretamente, motores flex e não flex tem uma durabilidade equivalente.

5 – Motor flex funciona pior no frio – MITO

Quando abastecido só com etanol, só a partida fica prejudicada nos dias mais frios. É para isso que os primeiros flex tinham o tanque auxiliar de gasolina, atualmente substituído em vários modelos por sistemas que pré-aquecem o combustível.

6 – Motor flex tem desempenho pior que um só gasolina ou só etanol – VERDADE

Quando comparado a um motor calibrado para apenas um tipo de combustível, os flex ficam atrás em termos de desempenho e, principalmente, consumo. Um dos motivos é que eles precisam trabalhar com uma taxa de compressão intermediária, para se adequar ao funcionamento com gasolina e etanol.

7 – Carros flex tem dois tanques separados – MITO

Nos flex mais antigos, alguns carros estavam equipados com um tanque de combustível adicional de gasolina apenas para a partida a frio. O tanque principal é o mesmo para ambos os combustíveis.

8 – Gasolina rende mais – VERDADE

As propriedades químicas da gasolina permitem uma redução no consumo de combustível quando o carro está abastecido com o derivado do petróleo. Por outro lado, o etanol tem propriedades antidetonantes superiores a da gasolina e permite que o propulsor desenvolva mais potência.

9 – Andar com o tanque na reserva é prejudicial – VERDADE

Seja com etanol ou gasolina no tanque. Esta é uma prática que não é recomendada. O combustível que fica no fundo do tanque tende a ter sujeira e acaba levando impurezas para o motor, podendo prejudicar o desempenho e provocar até complicações maiores, como a queima da bomba de combustível.

10 – Etanol é um combustível mais “limpo” – VERDADE

“A gasolina é composta basicamente por hidrocarbonetos (carbono e hidrogênio). Ela apresenta como produtos de sua combustão o Dióxido de Carbono e Monóxido de Carbono. Já o álcool é um combustível que não afeta a camada de ozônio e, por isso, não é tão prejudicial para a atmosfera quanto a gasolina”, afirmou França.

Share This
Mega roleta Mapa do site