Hot Fiesta

ZF-Superbanner-01.08 a 02.11.23

Honda Civic Si 2022

Agora produzido apenas na carroceria sedã, o novo Civic Si será lançado lá fora no final deste ano e tem grandes chances de vir importado ao Brasil

 

A Honda revelou o novo Civic Si 2022, que chegará às lojas no exterior no final deste ano em uma nova geração, baseada na 11ª geração do Civic sedã. Aliás, a versão esportiva será comercializada somente com a carroceria sedã, já que o cupê foi descontinuado devido às baixas vendas. Prometendo mais esportividade e performance, o modelo será “o Civic Si com melhor dirigibilidade e mais divertido de dirigir de todos os tempos”, nas palavras da própria fabricante, ainda que a potência esteja menor.

Honda Civic Si 2022

Mecanicamente, o novo Civic Si traz o motor 1.5 VTEC turbo de quatro cilindros melhorado para entregar respostas mais rápidas e transmissão manual de seis marchas também aprimorada, com novas tecnologias emprestadas do Civic Type R.

Falando primeiro do motor, o torque máximo segue o mesmo com 26,5 kgfm, mas entregue entre 1.800 e 5.000 rpm, ou seja, 300 rpm mais cedo. Já a potência passa a ser de 202 cv, menor em relação ao cupê descontinuado, que entregava 208 cv. Por outro lado, ela é alcançada a 6.000 rpm.

A Honda garante que essa redução não será um problema, já que o modelo recebeu inúmeros outros benefícios para entregar desempenho superior ao seu antecessor. Além disso, dentro da cabine, o motorista pode desfrutar do som do motor graças a um novo sistema de escapamento que aumenta o fluxo em 27% na comparação com o Civic Touring.

Honda Civic Si 2022

Já o câmbio – sendo vendido somente com a opção manual de seis marchas – foi atualizado para trocas 10% mais curtas. Segundo a Honda, houve melhorias ainda na suspensão, direção, aerodinâmica e a adição de um novo modo Individual no seletor de modos de condução. E tem mais: o volante do motor agora pesa 26% menos que no modelo anterior, o que permite respostas mais rápidas ao sair da imobilidade.

A rigidez torcional da carroceria aumentou em 8%, as barras estabilizadoras são mais grossas na frente e na traseira em relação ao sedã e a distância entre eixos cresceu 35 mm na nova geração, tudo para entregar maior estabilidade inclusive em altas velocidades.

Honda Civic Si 2022

Visualmente, ele segue o design da 11ª geração do Civic sedã, porém, com detalhes exclusivos nos para-choques, novas rodas aro 18″, emblemas específicos da linha Si e pacote aerodinâmico. O interior também manteve a receita do passado, com detalhes em vermelho.

O modelo ganha também mais equipamentos, como tela sensível ao toque colorida de 9″ para a central multimídia, conexão sem fio para Android Auto e Apple CarPlay e sistema de som Bose premium. Além disso, traz os mesmos itens de segurança ativa e passiva do Civis sedã, incluindo airbags frontais redesenhados para reduzir os riscos de danos no pescoço e no cérebro em caso de acionamento, airbags laterais também para o banco traseiro e o sistema Honda Sensing atualizado.

Honda Civic Si 2022

E no Brasil?

Há grandes chances de o novo Civic Si vir ao Brasil importado, assim como seu antecessor, que deixou de ser vendido no país no início deste ano. Contudo, ainda não há data oficial para que isso aconteça. O modelo é fabricado em Ontário, no Canadá.

Aliás, as notícias para o mercado brasileiro não são as melhores: a produção do Civic sedã em Sumaré (SP) deverá ser mesmo encerrada, embora a empresa não confirme a informação. Questionada pela Hot Fiesta, a fabricante afirmou apenas: “A Honda não comenta sua estratégia futura de negócios”.

Os rumores de que o sedã não será mais produzido localmente já rodam há alguns meses. Caso isso se concretize, o Civic deve chegar importado somente nas versões mais caras, o que incluiria o Civic Si.

 

 

Fotos: Divulgação

Share This
Hot Fiesta Mapa do site