entainpartners

Chamada envolve veículos no mundo todo

As montadoras estáo cada vez mais lançando carros globais, ou seja, modelos comuns em uma série de mercados espalhados pelo mundo. Mas agora estão surgindo também os recalls globais. A Toyota anunciou hoje uma convocação que atinge nada menos que 6,39 milhões de veículos em todo o mundo por conta de falhas nos airbags, trilhos do assento e nos limpadores de pára-brisa.

De tão grande, a ação envolve cinco recalls separados e afeta de 2,34 milhões de carros na América do Norte e 810.000 na Europa. Segundo a Toyota, não há registros de acidentes, ferimentos ou mortes causadas pelos problemas detectados.

A Toyota tem um histórico de recalls com números expressivos. Em 2012, por exemplo, ela precisou trocar 7,4 milhões de interruptores da janela, que corriam o risco de pegar fogo. O anúncio do recall da Toyota se dá poucos dias depois de a fabricante concordar em pagar uma multa de US 1,2 bilhão ao governo dos Estados Unidos, ao reconhecer que omitiu dos consumidores problemas no sistema de aceleração de seus veículos.

Os defeitos mais recentes registrados nos carros da Toyota e que geraram recall foram: cabos espirais do airbag do motorista (3,5 milhões de unidades), possíveis riscos de travamento do assento nos trilhos (2,2 milhões), falta de suportes da coluna de direção (760.000), limpadores de pára-brisas com problemas de drenagem (160.000) e risco de incêndio em motores de arranque (20.000).

O recall do cabo espiral afeta 3,5 milhões de veículos e é a maior das correções. Trata-se de uma peça que pode ser danificada quando o volante gira, desativando o airbag em caso de acidente.

Fora do Japão, o recall do cabo envolve RAV4, Corolla, Matrix, Yaris, Yaris Sedan, Highlander, Tacoma, Reiz, Hilux, Fortuner, Innova, Land Cruiser Prado e Camry. A falha no triho do assento, que pode se mover para a frente durante um acidente, está nos seguintes modelos: Scion xD, Urban Cruiser, Yaris e Yaris Sedan.

O terceiro recall diz respeito ao suporte da coluna de direção, que pode ficar instável quando o volante é esterçado repetidamente. Em alguns casos, a fixação é falha, deixando de manter a coluna de direção na posição correta. Ela afeta modelos como Ractis e Yaris. 

Share This
entainpartners Mapa do site