Jogos de pôquer

ZF-Superbanner-01.08 a 02.11.23

SSC Tuatara recorde carro mais veloz do mundo

Hiperesportivo estadunidense superou o recordista anterior Koenigsegg Agera RS em mais de 60 km/h

 

O ranking de carro de produção mais veloz do mundo tem um novo nome na primeira colocação: é o Tuatara, hiperesportivo da fabricante estadunidense SSC, fundada em 1998. O modelo alcançou a média oficial de nada menos que 508,73 km/h, ultrapassando por larga margem o então recordista Koenigsegg Agera RS, que detinha a ponta com 447,19 km/h.

A velocidade do recorde oficial é contabilizada com a média aritmética de duas passagens, sendo uma em cada direção da pista, para neutralizar o efeito aerodinâmico da direção do vento. Na primeira, o SSC Tuatara alcançou 484,53 km/h de máxima; na passagem de volta, 532,93 km/h.

SSC Tuatara recorde carro mais veloz do mundo SSC Tuatara recorde carro mais veloz do mundo

Além das passagens em direções opostas, outras regras devem ser seguidas para obter o recorde oficial, como utilizar pneus originais de rua, não ter nenhuma modificação em relação ao carro de produção e usar combustível que não seja de competição. O teste também deve ser feito em local público (devidamente sinalizado), ter a presença de um auditor e ser medido via equipamento de GPS certificado.

O marco histórico foi atingido no dia 10 de outubro, em um trecho de 11 quilômetros da estrada 160, a oeste de Las Vegas, no estado de Nevada, nos Estados Unidos. O piloto britânico Oliver Webb, de 29 anos, foi o responsável por guiar o hiperesportivo.

SSC Tuatara recorde carro mais veloz do mundo  SSC Tuatara recorde carro mais veloz do mundo

O SSC Tuatara possui motor 5.9 V8 biturbo, capaz de entregar 1.774 cv de potência com E85 (mistura de 85% de etanol/15% gasolina). O câmbio (fornecido pela italiana Cima) é automatizado de 7 marchas e promete trocas manuais em tempo inferior a 100 milisegundos. 1.247 kg. A marca não divulga dados de aceleração de 0 a 100 km/h.

SSC Tuatara recorde carro mais veloz do mundo

Com desenho assinado pelo designer Jason Castriota, o hiperesportivo possui baixíssimo coeficiente de arrasto aerodinâmico, de apenas 0.279. Com produção limitada a 100 unidades, o SSC Tatuara possui preço inicial de 1,625 milhão de dólares, o equivalente a mais de R$ 9 milhões na conversão direta.

SSC Tuatara recorde carro mais veloz do mundo  SSC Tuatara recorde carro mais veloz do mundo

Fotos: Divulgação

Share This
Jogos de pôquer Mapa do site